
Pemba de Umbanda
27 de março de 2025O corte energético
27 de março de 2025Diferenças entre Ervas Secas e Frescas
É inegável que a energia das ervas frescas é mais intensa. Elas carregam a vitalidade da natureza em seu estado mais puro e são utilizadas nos banhos espirituais por meio da maceração – um processo que envolve amassar, esmagar e ferir as folhas para liberar seu sumo e ativar suas propriedades.
A água, além de ser um poderoso condutor, atua como solvente das propriedades espirituais das plantas. Quando as ervas frescas são maceradas diretamente na água, sua essência é extraída de forma imediata e intensa.
Já as ervas secas, apesar de também possuírem poder espiritual, precisam ser reativadas para liberar seu axé. Seu estado seco exige um processo de "acordamento", no qual a água quente desempenha um papel fundamental. Ao entrar em contato com a erva seca, a água não apenas a hidrata, mas também extrai sua força vital, liberando seu princípio espiritual.
O fogo, elemento transformador, aquece a água, que por sua vez desperta a energia adormecida da planta. Esse ciclo representa a chama da vida, a transmutação e a alquimia espiritual, onde cada elemento – fogo, água e erva – desempenha sua função para restaurar o poder da planta e ativar sua energia no banho.